segunda-feira, 13 de abril de 2009

O que você apagaria da sua memória?

Neste último domingo passou no Fantástico uma reportagem sobre uma possível cirurgia que permite apagar alguma lembrança da nossa memória.
A história lembra bastante o filme “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” em que o personagem decide apagar todas as lembranças relacionadas ao seu grande amor após a descoberta de que ela havia apagado as lembranças dele.
No filme, o amor fala mais forte e apesar de não existirem mais lembranças eles se encontram novamente e tem a sensação de que já se conhecem há muito tempo, e se apaixonam.
Já na reportagem, os médicos garantem que é possível, mas há o risco de apagar outras coisas, não há como ser tão específico.
Confesso que ao escutar sobre isso fiquei pensando o que eu apagaria da minha memória. Minhas decepções amorosas? Brigas? Momentos tristes? Desilusões? Perda de alguém querido? Mas no final decidi que não apagaria nada. O que seria de mim se não fossem as coisas ruins para tornar as boas ainda melhores? Que graça teria a reconciliação se não houvesse a briga? E os momentos felizes sem os tristes? Tudo precisa estar balanceado na vida.
Claro que entendo que se alguém passou por algum trauma gostaria de apagá-lo da memória. Mas questiono se às vezes não é necessário passarmos por alguma situação para vermos as coisas de outra forma, valorizarmos as pessoas a nossa volta e nossa própria vida.
Seria tão fácil apagar todas as coisas ruins ou que nos arrependemos e fazer de conta que nada aconteceu. Mas também seria muito confortável não assumir responsabilidade por nada banalizando as experiências e deixando-as sem valor.
Os acontecimentos no decorrer da vida nos ajudam a nos tornar o que somos. Sim, alguns tristes, alguns felizes, mas todos fazem parte da nossa história. Não dá para imaginar uma vida sem histórias, pois além de sem graça, não poderíamos dizer que realmente foi vivida.

2 comentários:

  1. Não apagaria nada... Quem somos nós sem a memória do que já vivemos não é mesmo?! Mas se tivesse um método de voltar no tempo... Aaaahh esse eu queria!! Pra repetir algumas, fazer outras bem diferentes e aproveitar mais oportunidades que perdi! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Somos o resultado de nossas escolhas...Os acontecimentos de nossas vidas, com raras exceções, somos nós que pertimos que eles aconteçam...portanto...td vale a pena, desde que alma não seja pequena!!!!!! hehehehe ( a escritora da familia é vc...)

    ResponderExcluir