segunda-feira, 27 de abril de 2009

Amigos de verdade

Quando somos crianças, temos um grande amigo. Aquele que juramos amizade eterna, que gosta das mesmas brincadeiras, das mesmas comidas e que até divide seus brinquedos. É difícil imaginar, mesmo que por um instante, que algum dia não teremos este amigo por perto.
Mas crescemos, vamos para escola, conhecemos novas pessoas e fazemos novos amigos.
Com os amigos da escola também temos a sensação de que estarão na nossa vida para sempre. Lembra daquela amiga inseparável que você abria o seu coração e contava sobre suas paqueras, o primeiro beijo ou apenas chorava abraçada a dor profunda de ter levado um fora.
Tudo muito intenso, profundo, cheio de carinho e dedicação.
Mas estes amigos também passam, e na faculdade arranjamos novos e tudo recomeça.
Chegamos à vida adulta, com colegas de trabalho, vizinhos, amigos de amigos que dividem os mesmos interesses, gostam das mesmas coisas. O ciclo se repete.
Amizade é mesmo uma coisa muito interessante. Perdemos a conta de quantos “amigos” passaram na nossa vida. Uns deixaram lembranças boas, outros ruins. Mas o mais legal de tudo isso, são aqueles que realmente se tornaram amigos. Amigo do coração. Aquele que podemos passar anos sem encontrar mas que quando encontramos parece que o tempo não passou.
Aqueles amigos que ligamos para contar as coisas boas por que sabemos que vão ficar felizes por nós, de verdade. Ou que ligamos para contar as coisas tristes, pois nos sentimos seguros o suficiente para chorar e sermos nós mesmos, sem vergonha.
Amigos verdadeiros são aqueles que podemos ficar em silêncio durante horas e se sentir totalmente confortável com isso.
Amigos que nos apóiam, que nos dão a mão quando caímos, que emprestam o ombro e que secam as nossas lágrimas. Amigos que dizem a verdade, mesmo que doa, que nos fazem rir da nossa desgraça e olhar os problemas por outra perspectiva.
Amigos de anos que nos conhecem só de olhar e que podem ler o nosso pensamento.
Com esses amigos podemos jurar amizade, fidelidade, compreensão, solidariedade, amor, carinho, companheirismo e todos os demais sentimentos bons que são eternos.
Afinal, somos responsáveis por tudo que conquistamos e a conquista de um amigo de verdade é sem dúvida uma das melhores conquistas do mundo.

Um abraço a todos os meus amigos de verdade.

Um comentário:

  1. Oi Lu!!!!
    Muito legal a crônica!!!
    Melhor que sermos irmãs é podermos nos identificarmos como AMIGAS de verdade!

    ResponderExcluir